NewsBoys

Newsboys é uma banda cristã de pop rock. A banda foi formada na Austrália em 1985 e foi uma das bandas cristãs mais populares e mais performaticos da música gospel na década passada.

  • História
  • Os membros da 1ª formação do Newsboys, o vocalista John James e o então baterista Peter Furler, deram forma à banda na cidade de Mooloolaba, Austrália em 1985. James e Furler tocaram – anteriormente – em uma banda chamada “A notícia” (The Notice). A banda veio aos EUA alguns anos mais tarde após assinarem com contrato com a StarSongs (extinta gravadora gospel) lançando então 03 albuns de 1988 a 1991. Nenhuns dos três albums ganharam muita atenção, e a line-up (formação) da banda mudava com cada lançamento. Não chamava até seu album de 1992, “Not ashamed”, que a banda se tornou notável na cena cristã musical. A faixa que dá origem ao trabalho transformou-se um hit nas rádios cristãs e elevou-se o perfil da banda consideravelmente. Notavelmente, Steve Taylor, um cantor solo com pouca participação (embora renomado em outros meios) dentro da comunidade crista da música, começou uma parceria com a banda, produzindo o trabalho da banda e escrevendo a maioria das melodias para suas canções; Furler remanesceu como compositor preliminar da banda.

    Em 1994, entre mudanças continuadas do lineup, o “Going Public”, seu quinto album dispara seu primeiro grande sucesso. O trabalho registra a famosa balada “Shine”. “Shine” transformou-se rapidamente num hit sendo uma das canções mais conhecidas na música crista. Em 2006, a revista CCM elegeu “Shine”” em 2º lugar no ranking das 100 canções maiores cançoes da música cristã. “Going Public” transformou o Newsboys em uma das maiores bandas da música cristã.

    O próximo trabalho (aguardado, diga-se de passagem), “Take to me leader” (1996), não decepcionou os fãs em nada. Geralmente mostrando um som voltado para o rock do que os projetos anteriores, o album contém vários sucessos incluindo “Breakfast”, outra grande música da banda além, é claro, da faixa-título. O album consolidou o lugar da banda na indústria da gospel music; entretanto, sua posição ameaça-se abalar quando o vocal principal – John James – deixa a banda em 1997. A banda se mobilizou colocando Furler no comando do vocal e Duncan Phillips, que tinham tocado anteriormente teclados e percussão para a banda, assentou-se (e muito bem) como o novo baterista. De 98 a 2003, o line-up da banda manteve-se assim: Furler, o baixista Phil Joel, o guitarista Jody Davis, teclados Jeff Frankenstein, e Phillips.

    Quando o Newsboys liberou seu primeiro trabalho pós-James, “Step Up Microphone” (1998), tornou-se rapidamente sucesso mantendo a popularidade da banda intacta; o album vendeu bem e colocou, entre outros sucesso, “Entertaining Angels”. Durante a turne deste disco o Newsboys – com shows cada vez maiores e melhores – inovou criando uma plataforma de bateria que inclinava-se para baixo até 90 graus . Na verdade, havia duas baterias no show e Phillips ficava “amarrado” ao assento através de correias, assim não cairia enquanto a plataforma girava. Esta “maluquice” usada em grande parte dos shows incrementou, ainda mais, a popularização da banda.

    A banda retornou em 1999 com o disco impar intitulado “Love Libert Disco”, o único album da banda que difere-se do seu tradicional pop-rock. O disco é inspirado nas batidas dos anos 60. Este album, embora com boa vendagem, não colocou nenhum “hit” nas rádios(o que é uma pena).

  • Os anos 2000
  • Em 2000, o Newsboys mais uma vez inovou realizando shows-casados com outras bandas de mesma idade, expressão musical e sucesso através de um festival promovido pela CCM, a saber: Audio Adrenaline, DC Talk e Supertones. Os eventos eram unificados à um campeonato de motocross.

    Também em 2000, Newsboys lançou uma compilação dos maiores sucessos, “Shine: the hits”, que incluíram também quatro canções novas e duas que foram Top 1 (“Joy “e”Who?”). A banda não lançou nenhum trabalho novo até meados de 2002 quando, então, lançaram “Thrive”. Caracterizando-se como um retorno ao bom e velho pop rock, o album apresentou, também, um dos maiores sucessos da banda: “It´s You”

    O sucesso desta canção de adoração “It´s You” possivelmente pavimentou o caminho para o elogiado album de adoração – o 1º do Newsboys neste estilo – e o primeiro em 2003: “Adoration: The Worship Album” . O album transformou-se logo num sucesso de venda através da força de canções como “The reign” e “You are my King (Amazing Love).”

    Em meados de 2003, o guitarista Jody Davis deixou a banda para cuidar de sua filha doente, Bethany; sendo substituído por Bryan Olesen.

    A banda retornou em 2004 com um outro album da adoração: Devotion. a canção “Presence (my heart desires)” tornou-se uma das grandes cançõs do disco que mantivera a linha do álbum anterior. Em 2006, Bryan Olesen deixou a banda para focar mais em sua banda original, “Casting Pearls”. Paul Colman, um cantor e compositor renomado, substituiu-lhe como o guitarista.

    A banda lançou um album novo em 31 de Outubro de 2006, intitulado “Go”, destaque para as faixas “Wherever We Go” e “Something Beautiful”, esta última recebeu destaque até em rádios não-cristãs nos Estados Unidos.

    Em 2007 a banda inicia com a triste notícia da saída de um de seus mais carismáticos componentes: o baixista Phil Joel deixa a banda para focar em objetivos pessoais e outros projetos paralelos.

    Em Maio de 2007 a banda lança “Go: Remixed”, com as músicas do cd “Go” remixadas, por vários produtores famosos como Tedd T., Max Hsu and Lee Bridges, além do próprio Jeff Frankenstein, tecladista da banda.

    Em Novembro de 2007 a banda surpreende lançando “The Greatest Hits”, álbum que reúne 16 hits da banda, além de duas músicas inéditas(“Stay Strong” e “I Fought The La”).

    Embora a banda resida atualmente em Nashville, a “ligação” com a Austrália é evidente, como o vocalista Peter Furler, o baterista Duncan Phillips e o guitarista Paul Colman, além disso do continente oceânico temos ainda o ex-integrante Phil Joel que é da Nova Zelândia, excetuando-se apenas o tecladista Jeff Frankenstein que é americano.

    Com 22 anos de carreira, vários Hits, e fãs pelo mundo todo, o Newsboys prova que é um marco na música cristã mundial. E que consegue sempre se reinventar agradando os fãs mais antigos e conquistando novos.

  • Integrantes:
  • Peter Furler
    Jeff Frankenstein
    Duncan Phillips
    Paul Colman

  • Discografia
  • Read all about it – 1988
    Hell is for wimps – 1990
    Boyz will be boyz – 1991
    Not ashamed – 1992
    Going public – 1994
    Take me to your leader – 1996
    Step up to the microphone – 1998
    Love liberty disco – 1999
    Shine:the hits – 2000
    Thrive – 2002
    Newsboys Remixed – 2002
    Adoration (the worship album) – 2003
    Devotion – 2004
    Go – 2006
    Go: Remixed – 2007
    The Greatest Hits – 2007
    Em breve será lançado o albúm Go-Live,ainda não tem data.

    Site Oficial: www.newsboys.com

    Os comentários estão desativados.

    %d blogueiros gostam disto: